De 27 de Setembro a 3 de Outubro

Contactar os militantes, <br>preparar o Congresso

Realiza-se, de 27 de Setembro a 3 de Outubro, uma semana nacional de contacto com os militantes do Partido. Reforçar o Partido é o objectivo.

A preparação do Congresso deve servir para reforçar o Partido

Considerando a preparação do Congresso como uma «boa oportunidade para completar a acção nacional com os membros do Partido onde isso ainda não aconteceu», o Secretariado do Comité Central decidiu a realização de uma semana de contacto, entre 27 de Setembro e 3 de Outubro.
Para melhor cumprir esta importante tarefa, as reuniões a realizar entre as 15 e as 21.30 horas deverão ser canceladas. No fim-de-semana (dias 2 e 3 de Outubro), as iniciativas devem ser reduzidas ao mínimo. Só assim poderão ser integrados nas equipas de contacto a generalidade dos quadros do Partido. As fichas preenchidas nessa altura deverão ser entregues até ao dia 4 de Outubro, «de modo a permitir fazer o apuramento do número de delegados de cada organização ao XVII Congresso, nos termos do regulamento aprovado pelo Comité Central», aponta o Secretariado.
Esta semana nacional de contactos insere-se na preparação do Congresso do Partido, a realizar no final de Novembro em Almada. Esta preparação exige, na opinião daquele organismo, «o máximo envolvimento do Partido», pelo que o contacto e convocação de todos os membros do Partido assume uma «importância relevante, que está facilitada para os que participam na vida partidária e para todos aqueles cujos dados e contactos já foram actualizados».
Com a semana de contactos, pretende-se chegar aos outros, sendo indispensável que as organizações que ainda não completaram a campanha o façam. O Secretariado recorda que isto exige de cada organização uma «elaboração da sua programação para o Congresso que integre também as acções que permitam finalizar essa acção de contacto».

Preparação como reforço

O Secretariado, na nota enviada às organizações regionais e sectores de actividade do Partido, destaca a cuidadosa preparação de que a semana de contactos deve ser alvo. Nomeadamente ao nível do pré-preenchimento das fichas, na parte que o Partido conhece, da programação dos contactos a fazer por localidades, bairros, ruas, empresas e locais de trabalho, distribuição prévia dos contactos a fazer pelos camaradas que se disponibilizem para a tarefa. Tudo para que sejam evitadas «perdas de tempo em encontros nesses dias», alerta o Secretariado.
O Secretariado apela ainda aos militantes das organizações que já tenham terminado a campanha de contactos para que participem nas acções das organizações onde esta esteja ainda incompleta. Os funcionários do Partido e outros quadros a tempo inteiro (incluindo os da estrutura central, dos apoios das direcções das organizações regionais e de áreas e frentes de trabalho) deverão também ser inseridos nas acções de contacto.
Em declarações ao Avante!, Francisco Lopes, do Secretariado do Comité Central, afirmou que as acções a levar a cabo nesta semana têm fundamentalmente dois fins: retomar, após férias, a acção nacional de contactos com os membros do Partido (com os seus objectivos de sempre, ou seja, actualizar dados e contactos, esclarecer situações e elevar a participação na vida partidária), associando-a com a necessária mobilização de todos os militantes para a preparação do XVII Congresso.
Para o dirigente comunista, a preparação de um congresso com as características que têm os do PCP, exige um fomento da participação dos militantes. Estes, com as suas opiniões, sugestões e análises, contribuem para o acerto das orientações a saírem do XVII Congresso. Mas Francisco Lopes destaca que a própria preparação do Congresso pode, ela própria, ser um factor importante para o reforço do Partido, contactando os militantes para que participem nos debates, nas reuniões e nas assembleias.


Mais artigos de: PCP

Tribuna do Congresso <font color=0094E0>*</font>

As orientações indispensáveis• José SalgadinhoMatosinhos Após uma leitura das Teses (projecto de Resolução Política) a do projecto de alteração aos Estatutos a apresentar ao 17.º Congresso do Partido, entendo escrever por duas razões fundamentais:1.ª - Expressar a minha satisfação pelo denso trabalho apresentado com...

Agente do sector privado

Os comunistas do sector ferroviário acusam a administração da Refer de favorecer interesses do sector privado em prejuízo da empresa.

Vencer este Governo

O PCP estará brevemente na rua com uma campanha denominada «Consigo, para vencermos este Governo». Esta campanha consta de cinco cartazes que abordam outros tantos aspectos particulares da política de direita prosseguida pela segunda versão do Governo PSD-PP, agora com Santana Lopes como primeiro-ministro. As portagens,...

Burocracia castiga imigrantes

Carlos Carvalhas deslocou-se anteontem até junto das instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, na Avenida António Augusto Aguiar, em Lisboa, para exigir que o Governo adopte medidas para acabar com a excessiva burocracia no SEF, que obriga a que todos os dias largas dezenas de imigrantes esperem horas pela...

Um exemplo de hipocrisia

O encerramento da Refinaria de Leça de Palmeira, a verificar-se, constituiria um golpe profundo na economia da região e do País e tornaria Portugal um país energeticamente dependente do estrangeiro, provavelmente de Espanha, denunciou, na segunda-feira, a Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP.Os argumentos apresentados...

Comunistas debatem problemas

Cerca de meia centena de militantes e simpatizantes do PCP reuniram-se, no final de Agosto, em Sobral Gordo, concelho de Arganil, num almoço de confraternização, mas também, como é habitual nas iniciativas do PCP, de debate político. Dos temas abordados nas intervenções políticas, destaca-se o problema ambiental que...